Introdução à
teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração
das organizações. Idalberto Chiavenato - 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro:
Elsevier, 2003.
Capítulo 10 :
Administração por Objetivos (APO)
(Este
material foi produzido por Ana Claudia Custódio, durante seus estudos, e
resume, na sua visão, os aspectos mais relevantes do capítulo 10 do livro de
TGA - Chiavenato. Peço que, caso você encontre divergências, entre em contato
através deste blog)
A Administração por Objetivos (APO)
ou administração por resultados constitui o modelo administrativo identificado
com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica. Seu aparecimento
ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker publicou um livro sobre a
Administração por Objetivos, sendo considerado o pai da APO.
O enfoque baseado no
"processo" e a preocupação maior com as atividades (meios) passaram a
ser substituídos por um enfoque nos resultados e objetivos alcançados (fins).
A APO é um processo pelo qual
gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de
responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses
objetivos como guias para sua atividade. A APO é um método no qual as metas são
definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades
são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a
constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão
avaliados.
Ela serve de base para os novos
esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo,
para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os objetivos
individuais das pessoas.
A APO apresenta as
seguintes características:
1.
Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior.
2.
Estabelecimento
de objetivos para cada departamento ou posição.
3.
Interligação entre os vários objetivos departamentais.
4.
Ênfase
na mensuração e no controle de resultados.
5.
Contínua
avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
6.
Participação atuante das gerências e dos subordinados.
7. Apoio intensivo do staff.
Importante!
Nos planos táticos e operacionais da APO existe ênfase na
quantificação, na mensuração e no controle. A mensuração e o controle são os
elementos que causam as maiores dificuldades de implantação da APO.
Contínua avaliação,
revisão e reciclagem dos planos
Há um ciclo típico da APO que
envolve as seguintes etapas:
a.
A partir dos objetivos organizacionais e do Planejamento Estratégico,
estabelecem-se os
objetivos
departamentais para o primeiro ano, entre o gerente do departamento e seu superIor.
b.
O gerente elabora o Plano Tático que permita alcançar os objetivos
departamentais fixados.
c.
O gerente elabora com seus subordinados os Planos Operacionais necessários à
implementação do Plano Tático de seu departamento.
d.
Os resultas da execução dos
planos são continuamente avaliados e comparados com os objetivos fixados.
e.
Em função dos resultados obtidos, procede-se à revisão, ao reajuste dos planos
ou às alterações nos. objetivos.estabelecidos.
f.
No
ciclo seguinte, estabelecem-se os objetivos departamentais para o segundo ano,
entre o gerente e seu superior, tomando por base os resultados do primeiro ano.
g. Repete-se a seqüência do ciclo anterior.
A
implantação da APO requer o apoio intenso de um staff treinado e
preparado. A abordagem do tipo "faça-o você mesmo" não é aconselhável
em APO, pois ela exige coordenação e integração de esforços.o que pode ser
feito pelo staff.
QUADRO 10.1. As características
da APO
• Interação entre
Superior-Subordinado.
• Superior e
Subordinado negociam entre si e fixam objetivos a alcançar.
• Superior e
Subordinado determinam critérios de avaliação do desempenho.
• Ênfase no presente e
no futuro.
• Ênfase nos
resultados e não nos meios.
• Retroação freqüente
e contínua.
• Redeftnição
periódica de objetivos.
• Redefinição
periódica de critérios de avaliação do desempenho.
• Objetivos relacionados
com o trabalho atual e com a carreira futura do subordinado.
• Ênfase na mensuração
e no controle.
"Administração
por Objetivos é um modelo de administração por meio do qual as gerências de uma
organização estabelecem metas para suas administrações, no início de cada
período, de preferência coincidindo com o exercício fiscal da empresa, em
consonância com as metas gerais da organização, fixadas pelos acionistas, por
meio da diretoria".
Importante!
Um
"objetivo é um enunciado escrito sobre resultados a serem alcançados em um
período determinado. O objetivo deve ser quantificado. difícil. relevante e
compatível.
Os
critérios para escolha dos objetivos são fixados de acordo com a prioridade e a
contribuição para o alcance dos resultados-chave da empresa. Eis alguns
critérios:
a.
Procurar as atividades que têm maior impactovsobre os resultados.
b.
O objetivo deve ser específico, mensurável,vclaro e basear-se em dados
concretos: o que, quanto, quando.
c.
Focalizar objetivos na atividade e não na pessoa.
d.
Detalhar
cada objetivo em metas subsidiárias.
e.
Usar linguagem compreensível para os gerentes.
f Manter-se dentro dos princípios de
administração. Concentrar-se nos alvos vitais do negócio e não se dispersar em
atividades secundárias.
g.
O objetivo deve indicar os resultados a atingir, mas não deve limitar a
liberdade de escolha dos métodos. Indicar o quanto, mas não o como.
h.
O objetivo deve ser difícil de .ser atingido, requerendo um esforço especial,
mas não a ponto de ser impossível.
i.
O
objetivo deve representar uma tarefa suficiente para todo o exercício fiscal da
empresa.
j.
O
objetivo deve estar ligado ao plano de lucros da empresa, que deve ser, para
alguns autores, o objetivo último.
Os objetivos mais
comuns são os seguintes:
a.
Posição competitiva no mercado.
b.
Inovação e criatividade nos produtos.
c.
Produtividade, eficiência e qualidade.
d.Aplicação
rentável dos recursos físicos e financeiros.
e.
Taxa de dividendos ou índice de retorno do capital investido (lucro).
f.
Qualidade
da administração e desenvolvimento dos executivos.
g.
Responsabilidade pública e social da empresa.
h.
Satisfação do cliente.
i.
Competitividade
no cenário globalizado.
Importante!
Cada
área de atividade da empresa apresenta uma forte tendência para maximizar seus
objetivos e resultados, de tal maneira que o esforço de uma área anula o de
outra, estabelecendo um esforço de subobjetivação. Cada subobjetivo maximizado
leva a empresa a se transformar em um sistema centrífugo de esforços: os
esforços mais se separam do que se conjugam, tendendo a sair do sistema. Ansoff
salienta que o ideal seria o efeito não da soma dos esforços, mas da sua
multiplicação: o sinergismo.8 A sinergia significa o efeito multiplicador da
combinação dos recursos, pois os recursos utilizados conjugadamente produzem um
efeito maior do que a sua soma.
Os
objetivos precisam ser escalonados em uma ordem gradativa de importância,
relevância ou de prioridade, em uma hierarquia' de objetivos, em função de sua
contribuição à organização como um todo. Cada organização tem a sua hierarquia
de objetivos. Os objetivos estratégicos estão acima dos objetivos táticos e
estes acima dos objetivos operacionais.
Os objetivos podem facilitar o
alcance de outros provocando o efeito de sinergia, como também podem dificultar
e impedir o alcance de outros. Para que a hierarquia de objetivos possa ser
equilibrada, são necessários os seguintes cuidados:
a. Os objetivos devem traduzir as
aspirações fundamentais da empresa.
b. Devem fazer com que todos os órgãos da
empresa contribuam com uma parcela do esforço geral.
c. Devem levar em conta a necessidade de
várias alternativas para sua execução, assim como a relativa eficiência e o
custo de cada uma delas.
d. Devem ser comunicados a todos os
interessados para que cada qual compreenda as metas da respectiva função e suas
relações com os objetivos fundamentais da empresa.
e. Devem ser periodicamente reexaminados e
reformulados, para serem atualizados de acordo com a mudança das condições do
mercado.
Conceitos
importantes:
E termo
empresariais, pode-se definir a estratégia como "a mobilização de todos os
recursos da empresa no âmbito global visando atingir os objetivos no longo
prazo. Tática é um esquema específico de emprego de recursos dentro de uma
estratégia geral.
Tanta a
estratégia empresarial como as táticas dela decorrentes exigem planejamento. O
planejamento é a base da APO. Aliás, a APO se fundamenta no planejamento
estratégico da empresa e nos planos táticos dos departamentos ou unidades.
Categorias de
estratégias segundo Ansoff:
a.
máximo rendimento atual;
b.ganhos
de capital;
c.
liquidez de patrimônio;
d.
responsabilidade social;
e.
filantropia;
f.
atitude para com os riscos.
Ciclo da APO
A APO envolve um processo
cíclico de tal forma que o resultado de um ciclo permite correções e
ajustamentos no ciclo seguinte, por meio da retroação proporcionada pela
avaliação dos resultados. O ciclo da APO corresponde ao exercício fiscal da
empresa (geralmente um ano) para facilidade de execução e de controle.
Desenvolvimento de
Executivos
A APO geralmente está
interligada a um Programa de Desenvolvimento de Executivos. As pessoas
constituem a base da organização. Elas precisam participar e colaborar na
fixação dos objetivos para que possam enfrentá-los com vitalidade, motivação e
interesse. 3D
As
técnicas de APO variam quanto à avaliação do desempenho e quanto às recompensas
oferecidas pelo alcance dos objetivos, como: remuneração flexível, participação
nos resultados diretos, promoção, maiores responsabilidades etc. Para que a APO esteja
estreitamente ligada com a motivação das pessoas é necessário que elas
participem em alguma proporção dos benefícios decorrentes dos resultados
alcançados. E, para tanto, as pessoas precisam ser devidamente preparadas,
treinadas e desenvolvidas em suas habilidades e competências.
Os pecados capitais
da APO
Humble assegura dez maneiras para se
fracassar com a APO, a saber:
1.
Não obter a participação da alta direção e nem de todas as pessoas.
2.
Dizer a todos que a APO é uma técnica que resolve todos os problemas.
3.
Adotar a APO dentro de um programa acelerado.
4.
Fixar somente objetivos financeiros e quantificáveis.
5.
Simplificar ao extremo todos os procedimentos.
6.
Aplicar a APO apenas em áreas isoladas - e não.globalmente.
7.
Delegar todo o projeto da APO ao pessoal de nível inferior.
8.
Concentrar em indivíduos e ignorar os problemas de grupo.
9.
Inaugurar o sistema e depois deixá-lo andar sozinho, sem incentivá-lo,
avaliá-lo ou acompanhá-lo.
10.
Ignorar os objetivos pessoais dos gerentes, concentrando-se apenas nos
objetivos da companhia.
Benefícios e
problemas com a APO
Alguns benefícios
|
Alguns problemas
|
Aclaramento dos
objetivos
|
Coerção sobre
subordinados
|
Melhoria do
planejamento
|
Aprovação de
objetivos incompatíveis
|
Padrões claros para
controle
|
Papelório em excesso
|
Aumento da motivação
do pessoal
|
Focalização sobre
resultados mais facilmente mensuráveis do que sobre resultados mais
importantes
|
Avaliação mais
objetiva
|
Perseguição rígida
de objetivos que poderiam ser abandonados
|
Melhoria do moral
|
|
Quanto mais compartilhamos conhecimento, mais sábios ficamos. :)
Bons estudos!
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